quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Avanço para a UFERSA e mais uma conquista para o CRDH

Após as provocações do CRDH Semiárido sobre o destinação conferida aos resíduos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), foi instalada um comissão para tratar do tema.
 
O primeiro produto dessa luta já começa a ser implementado. A Coleta Seletiva Solidária no Câmpus Central já começou e além disso, lançou-se edital para habilitar cooperativas e associação de catadores interessadas em coletar os resíduos recicláveis produzidos pela Universidade.



As entidades interessadas têm até o dia 10 de dezembro para realizar as inscrições, que estão acontecendo na Secretaria dos Cursos de Ecologia e Biotecnologia, DCAN II, no Câmpus Oeste, situada na Avenida Francisco Mota, nº 572, Bairro Costa e Silva, Mossoró, RN. Horários: das 9h às 11h e das 14h às 17h.

Podem participar entidades estejam formal e exclusivamente constituídas por catadores de materiais recicláveis que tenham a catação como única fonte de renda; não possuam fins lucrativos; possuam infraestrutura para realizar a triagem e a classificação dos resíduos recicláveis descartados; apresentem o sistema de rateio entre os associados e cooperados; não empregam pessoa com idade inferior a 18 anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e não empregam pessoa com idade inferior a 16 anos, salvo na condição de menor aprendiz.

A entidade selecionada pela Comissão para Coleta Seletiva Solidária na Ufersa irá assinar um Termo de Compromisso com validade de até seis meses e terão concessão para coleta de materiais recicláveis tal como o papel, papelão, plástico, metal e o vidro.

O trabalho implantado para coleta solidária justifica-se com base no texto da Constituição Federal, em seu artigo 225 caput, quando arroga que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida. Assim, a Ufersa insere em seus procedimentos rotineiros práticas mais sustentáveis de consumo.

Confira AQUI o edital e demais documentação.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário