O Centro de Referência em Direitos Humanos do Semiárido, promoverá nos próximos dias 29 e 30, exibições de dois filmes para discussão sobre os 50 anos do Golpe Militar, que inaugurou uma ditadura que duraria 21 anos e deixaria dezenas de mort@s e desaparecid@s.
A ação será desenvolvida ao longo do ano e consiste na apresentação de filmes que debatam a temática, junto a comunidade acadêmica e de maneira itinerante.
A ação será desenvolvida ao longo do ano e consiste na apresentação de filmes que debatam a temática, junto a comunidade acadêmica e de maneira itinerante.
A primeira exibição será do documentário Brazil, a Report on Torture é um documentário que foi produzido em 1971 com a colaboração do cineasta norte-americano Haskell Wexler, contando com depoimentos de brasileiros torturados e que se exilaram no Chile. O filme tem duração de 59 minutos, e traz os relatos de brasileiros que sofreram com as repressões da ditadura.
Disponível em http://www.linktv.org/programs/brazil-a-report-on-torture
A exibição será na Ufersa, no espaço da sede do CRDH Semiárido, a partir das 15h.
O segundo filme, O Ano em que meus pais saíram de férias, retrata o ano de 1970, o Brasil e o mundo parecem estar de cabeça para baixo, mas a maior preocupação na vida de Mauro, um garoto de 12 anos, tem pouco a ver com a ditadura militar que impera no País, seu maior sonho é ver o Brasil tricampeão mundial de futebol. De repente, ele é separado dos pais e obrigado a se adaptar a uma “estranha” e divertida comunidade – o Bom Retiro, bairro de São Paulo, que abriga judeus, italianos, entre outras culturas. Uma história emocionante de superação e solidariedade.
Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=fnrhYwuxaTs
A exibição será feita junto a comunidade da Ilha de Santa Luzia, em Mossoró, na capela do bairro.